15 de jan de 2009

PLUR – O que é?

Nacultura trance é comum vermos o conceito chamado P.L.U.R sendo muito difundido. 

Pra quem continua a acreditar que nós somos pessoas sem objetivos, sem futuro e nos rotúla, está ai mais uma prova contrária. Essa é a nossa filosofia de vida. É com essa filosofia que frenquentamos nossas festas! 

Significado:
As 4 palavras que compõem o PLUR propõem na prática uma verdadeira filosofia de vida, que deve ser seguida pelos frequentadores da cena durante os eventos e mesmo em todas as demais atividades de sua vida.

O conceito se aproxima muito do ideal cristão de vida ("Amar ao próximo como a ti mesmo"), assim como de várias outras religiões.

Mas o que está por trás de cada letra no PLUR?

Vamos lá:
Peace - Paz
A tranquilidade interior que está dentro de cada um de nós, apesar de nem sempre sermos capazes de encontrá-la. Quando a possuímos, passamos calma e serenidade a tudo e todos que estão à nossa volta.

Love - Amor.
O sentimento incondicional de afeto que sentimos por algo ou alguém.
Pela lei universal da ação-reação todo amor que você der a alguém será devolvido a você de alguma forma.
Lembro que as duas primeiras letras do PLUR representam nada mais nada menos do que a base do ideal hippie de vida (Paz e Amor).

Unity - Unidade.
Apesar de todas as nossas diferenças, todos compartilhamos um conjunto comum de características: somos todos humanos, imperfeitos e dependemos uns dos outros para nossa sobrevivência.
Com paz e amor, a unidade permite a você se relacionar com outras pessoas APESAR de suas diferenças e até mesmo se enriquecer com esta troca de experiências.

Respect - Respeito.
Aqui temos que saber reconhecer e aceitar que somos diferentes, APESAR de nosso conjunto comum de características. Precisamos respeitar uns aos outros, a nós mesmos (cuidando adequadamente de nosso corpo e mente) e até mesmo ao ambiente à nossa volta.
Quem respeita não pixa, não agride, ajuda quando alguém da cena precisa, não joga lixo no chão e zela pela integridade do local onde o evento acontece.

Conclusão Certamente o PLUR é um conceito ideal, difícil de ser seguido à risca todo o tempo, mas exercitado inicialmente nos eventos da cena, vai aos poucos se incorporando ao nosso dia-a-dia e nos ajudando a evoluir cada vez mais.
Em outras palavras: participe sempre que puder dos eventos da verdadeira cena eletrônica (pautada no ideal do PLUR e nos demais conceitos que dele se derivaram), e aos poucos você vai se tornando uma pessoa melhor!
Namastê!
Sergio [Caue]